15 dicas para ajudar seu filho a enfrentar as provas da escola
Especialistas recomendam atitudes positivas para serem tomadas antes, durante e depois o período de avaliação escolar
O papel dos pais deve ser acompanhar e motivar seu filho, mostrando que o aprendizado tem um sentido e significado para além da prova
Vejam as 15 dicas sobre a melhor postura a tomar antes, durante e depois do período de provas, mas ressaltam que elas apenas complementam a orientação essencial, que é a do estudo contínuo.
ANTES DAS PROVAS
- 1. Estabelecer uma relação de confiança e responsabilidade
- Mais do que uma rotina de estudos, é preciso estabelecer um verdadeiro pacto por seu cumprimento. A primeira recomendação dos especialistas é não infantilizar a relação, achando que seu filho não dará conta de tudo ou que é muito esforço para ele. Saiba que os conteúdos programados pela escola são pensados dentro da capacidade de aprendizado de cada faixa etária. A segunda orientação é evitar descumprir o combinado, permitindo que, por qualquer motivo, seu filho adie o começo das tarefas. E o mais importante: mostre para seu filho que não vale a pena "mentir para si mesmo". Fechar-se no quarto dizendo estar estudando ou ficar horas com o livro aberto, sem realmente estar prestando atenção no que lê são formas muito conhecidas de somente fazer o tempo passar, sem real utilidade. Vale uma conversa franca sobre responsabilidade e mostrar que se está depositando confiança de que, no momento combinado, ele estará verdadeiramente engajado e não enganando a si mesmo.
- 2. Acompanhar anotações e atividades realizadas nos livros e cadernos
- 3. Ficar atento à autocorreção
- 4. Incentivar o estudo com resumos
- 5. Comparar o conteúdo que será avaliado com o que foi ensinado
DURANTE A SEMANA DE PROVAS
- 1. Manter a coerência e demonstrar confiança
- Se seu filho seguiu uma rotina de estudos, não há porque fazer cobranças de última hora, como resolver tomar todo o conteúdo nos dias que antecedem as provas.
- 2. Explicar os objetivos das avaliações
- 3. Oferecer ajuda
- 4. Não tolerar a "cola"
- 5. Fazer seu filho enfrentar "o problema"
- 1. Não se culpar por um mau resultado
- Um erro comum cometido pelos pais é assumir a responsabilidade pelo baixo desempenho escolar do filho. É preciso evitar este tipo de sentimento, que acaba, de forma indireta, menosprezando a capacidade do filho de lidar com suas próprias responsabilidades.
- 2. Rever a prova com seu filho
- 3. Avaliar o aprendizado real
- 4. Reavaliar a rotina
- 5. Identificar possíveis problemas extraclasse









1 Comentários
mulher abençoada...
seu espaço é lindo os mimos tbm....
te seguindo,espero ser aprovada para retornar..
beijokas...